30 de outubro: FECEP parabeniza o comerciário pelo seu dia

Em celebração ao Dia do Comerciário, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) parabeniza os profissionais desta categoria extremamente importante para a nação. No dia 30 de outubro lembramos da luta travada pelos trabalhadores no passado, em busca de direitos e melhores condições de trabalho.

Considerada uma das maiores categorias de trabalhadores, os comerciários travaram uma luta histórica no começo do século passado; época em que os trabalhadores sofriam abusos praticados por empresas, que os submetiam a péssimas condições de trabalho.

Em 1932, comerciários membros da União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro marcharam até o Palácio do Governo Federal e exigiram do então presidente Getúlio Vargas, melhorias nas condições de suas atividades. Neste memorável dia foi assinado o Decreto-Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentou a jornada de trabalho, reduzindo a carga horária de 12 para 8 horas diárias e garantiu o descanso semanal remunerado aos domingos.

Os frutos dessa luta protagonizada pelos comerciários do Rio de Janeiro foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros. O Decreto-Lei 4.042/32 foi publicado no Diário Oficial da União, no dia 30 de outubro de 1932. E mais tarde, em 2013, foi sancionada pela presidente Dilma Rousseff a Lei 12.790/2013 que regulamenta a profissão do trabalhador comerciário.

Honrosamente, a FECEP parabeniza todos  os trabalhadores e trabalhadoras que se dedicam diariamente a uma das mais antigas profissões do mundo: a de intermediar a compra e venda de produtos e serviços. Que a gentileza no atendimento lhe retorne em forma de reconhecimento e gratidão por toda a dedicação em atender as necessidades de cada cliente que chega até você. Parabéns pelo seu dia, comerciário!


Fonte e imagem: Comunicação FECEP

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121