Janeiro Branco: precisamos falar sobre saúde mental

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) inicia o ano de 2022 com a campanha Janeiro Branco, que tem a proposta de chamar a atenção da sociedade para as questões relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas, principalmente neste momento de pandemia, que tem sido tão difícil para muitas famílias.

Em 1º de janeiro, a síndrome de burnout, também conhecida como síndrome do esgotamento profissional, passou a ser considerada doença ocupacional, após a sua inclusão na Classificação Internacional de Doenças (CID). Na prática, isso significa que agora estão previstos os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso das demais doenças relacionadas ao emprego. A síndrome, desencadeada pelo estresse crônico no trabalho, se caracteriza pela tensão resultante do excesso de atividade profissional, causando o esgotamento mental, perda de interesse pelo trabalho, além de ansiedade e depressão.

Com as novas regras, o trabalhador com síndrome de burnout terá direito a licença médica remunerada pelo empregador por um período de até 15 dias de afastamento e após 15 dias terá direito ao benefício previdenciário pago pelo INSS, denominado auxílio-doença acidentário, que prevê a estabilidade provisória, ou seja, após a alta pelo INSS o empregado não poderá ser dispensado sem justa causa no período de 12 meses após o fim do auxílio-doença acidentário. Nos casos mais graves de incapacidade total para o trabalho, o empregado terá direito à aposentadoria por invalidez. Na Justiça do Trabalho, a responsabilidade das empresas será avaliada a partir da análise do laudo médico comprovando a existência da síndrome, evidenciando o histórico do trabalhador e a avaliação do ambiente laboral.

Em Curitiba e Região Metropolitana, o movimento conta com o apoio do Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR), que faz atendimentos gratuitos. Confira os endereços:

- Serviço de Psicologia da Faculdade Dom Bosco - Telefone: (41) 3213-5227

Endereço: Av. Presidente Wenceslau Braz, 1172 – Guaíra.

- Centro de Psicologia da Universidade Federal do Paraná Telefone: (41) 3310-2614

Endereço: Praça Santos Andrade, 50 – 1º andar - Sala 112 – Centro.

- Núcleo de Psicologia da PUC-PR - Telefones: (41) 3271-1663 | 3271-1591

Endereço: Rua Rockfeller, 1450 – Rebouças.

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121