FECEP lança campanha Julho Amarelo em prevenção as hepatites virais

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) dedica este mês à campanha julho amarelo, com o intuito de conscientizar a população sobre a prevenção do contágio da hepatite viral, que se não tratada pode evoluir para a forma crônica, causando danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Mundialmente, o dia de luta contra as hepatites virais é designado o dia 28 de julho, data instituída pela Organização Mundial da Saúde.

A hepatite é uma doença caracterizada pela inflamação do fígado e pode ser causada por cinco variações diferentes de vírus: A, B, C, D ou E. A infecção hepatológica é muitas vezes silenciosa, por isso, é importante passar por exames de rotina regularmente. O teste rápido é uma forma simples e acessível de obter o diagnóstico e é feito por meio de punção digital, de forma gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

O médico especialista em infecções hepáticas e representante da Associação Paranaense de Hepatologia Dr. Ricardo Schmitt explica que a falta de conhecimento sobre a prevenção da doença é um grande desafio “o contato com o sangue é um dos principais meios de se contaminar com as hepatites B, C e D. Também é importante o uso do preservativo em todas as relações sexuais, e a testagem universal gratuita deve ser estimulada para o diagnóstico precoce, inclusive durante o pré-natal”, esclarece Dr. Schmitt.

Segundo o médico, algumas medidas simples podem evitar o contágio da doença, como lavar bem as mãos; ingerir somente água filtrada ou fervida; lavar bem os alimentos; evitar contato com sangue; exigir material esterilizado ou descartável em consultórios médicos, dentários, salões de beleza, estúdios de tatuagem e colocação de piercing; não compartilhar agulhas ou seringas e lâminas de barbear. “A hepatite pode apresentar sintomas tais como: mal-estar, fraqueza, dor de cabeça, febre baixa, falta de apetite, cansaço, náuseas e desconforto abdominal na região do fígado, icterícia (olhos e pele amarelados)”, alerta Dr. Ricardo Schmitt.   

Em caso de alguns dos sintomas citados, procure uma Unidade Básica de Saúde em seu município e solicite ao médico a testagem por meio de exame de sangue ou obtida por amostra de fluído oral. O diagnóstico da doença é rápido e gratuito. Cuide-se!

 

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121