Março lilás: uma atenção especial à saúde da mulher

O mês de março é marcado por um período de especial atenção à saúde da mulher. Trata-se do ‘Março Lilás’, uma campanha apoiada pela Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) em prevenção ao câncer do colo do útero.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que o câncer do colo uterino atinge 331 mil vítimas por ano em todo o mundo, sendo o quarto tipo de tumor mais comum. No Brasil, a doença é a terceira mais frequente e responsável pela morte de mais de 6 mil mulheres por ano.

Segundo estudos há características que aumentem os riscos do câncer de útero. Entre elas estão: o uso de pílulas anticoncepcionais por um longo período; o hábito de fumar por muitos anos; e o início precoce da vida sexual, principalmente sem utilização de preservativos.

Segundo especialistas, essas estatísticas poderiam ser evitadas se fossem tomadas medidas de prevenção acessíveis e eficazes como a vacinação contra o vírus HPV, por exemplo, que é capaz de evitar até 70% desses tumores. A vacina é gratuita e o Ministério da Saúde assegura por meio de calendário oficial a imunização de meninas entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Além da imunização, é recomendável o uso de preservativo que diminui do risco de contágio pelo HPV, e a realização periódica do exame Papanicolau, preferencialmente em mulheres entre 25 e 64 anos que já iniciaram a vida sexual.

 

Fonte: Comunicação Fecep e Contec

Imagem: Comunicação Fecep


FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121