Fecomerciários completa 75 anos

Uma noite de muita festa marcou o início das comemorações de 75 anos de fundação da Federação dos Trabalhadores no Comércio do Estado de São Paulo (Fecomerciários). Durante o evento, que aconteceu na capital paulista, a nova diretoria foi empossada e Luiz Carlos Motta, foi reconduzido à presidência da entidade. 

"Temos pautado a nossa administração no poder da unidade e na participação dos 68 sindicatos filiados, claro que é um sonho nosso que a categoria tenha cada vez mais poder de compra, continuaremos lutando, mais do nunca a partir deste momento que a profissão está regulamentada, para que conquistemos a data base e o piso salarial unificado nacionalmente", explica Motta. 

Estiveram presentes a esta data tão importante para os trabalhadores e trabalhadoras do comércio de São Paulo, Davi Zaia, deputado estadual, secretário de gestão pública de São Paulo e vice - presidente da UGT; Valmir Andrade Silva, presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do Norte e do Nordeste;  Vicente da Silva, presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná; o deputado estadual Severino Ramos (PMN-PE), Gustavo Walfrido;  presidente da UGT-PE, Lourenço Ferreira do Prado, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC); Ricardo Patah, presidente nacional da UGT;  Geraldo Alckmin,  governador de São Paulo,  entre outras autoridades e dirigentes dos diversos sindicatos filiados à Federação. 

Segundo Lourenço este é um momento importante porque não é qualquer entidade que consegue alcançar a marca de 75 anos sempre trabalhando e atuando em prol da categoria. "A Fecomerciários chega a esta data com o pé no chão, prestígio e luta. Parabéns aos comerciários, a nova diretoria e que nesta administração possamos comemorar muitas conquistas", diz. 

"Esta é uma entidade que chega a essa marca histórica atualizada, sintonizada e atuante em prol da categoria, merece todo o respeito e o Motta é uma liderança combativa que traduz os anseios da categoria," enfatiza Nádia Campeão,  vice-prefeita de São Paulo. 

Ricardo Patah, ressaltou que a Federação deu um passo importante para os 2,5 milhões de comerciários e comerciárias do estado, pois ao se filiar a UGT e unificar a categoria numa só entidade, fica fortalecida a luta pela melhoria das condições de trabalho da categoria. "Temos que ampliar a luta pela igualdade de oportunidades para as mulheres e agora, com a chegada da Federação à UGT, vamos ampliar as ações visando conquistar o piso e a data base nacional". 

Segundo Geraldo Alckmin, por ser a posse de uma instituição que completa tantos anos de luta, o momento é fundamental para o movimento sindical dada a importância que a categoria comerciaria tem para o mercado de trabalho e para a economia brasileira. Alckmin lembrou também que é necessário que a categoria tenha representantes não só na Câmara dos Deputados, mas em todas as esferas governamentais. "Motta, São Paulo e o Brasil precisam de pessoas comprometidas com a classe trabalhadora", esclarece o governador. 

Durante o evento, o presidente Patah recebeu uma homenagem por conta das ações que ele promove visando sempre a melhoria das condições de trabalho e de vida no setor comerciário e muitas foram as homenagem aos 75 anos da federação, entre elas um selo comemorativo dos correios foi lançado. 

"Esta data mostra a importância da unidade da categoria comerciária no Brasil, pois no evento estiveram presentes representantes dos Trabalhadores do comércio de diversos estados da federação", conclui Patah.

Representando a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio - CNTC, o Presidente da FECEP, Vicente da Silva participou do evento e parabenizou o Presidente reeleito da FECOMERCIÁRIOS. "O Motta tem uma credibilidade muito grande e merece seguir à frente da maior Federação de trabalhadores do país", disse Vicente.

Fonte e fotos: UGT

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121