Dirigentes da UGT são recebidos pelo governador do Paraná

No encontro com o governador os sindicalistas convidaram Beto Richa para o 3º Congresso Estadual da UGT, em abril e o 16º Congresso Estadual dos Trabalhadores em Cooperativas, em maio 

O governador Beto Richa (PSDB) e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, reuniram-se nesta quinta-feira (19), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com o secretário nacional de Organização e Políticas Sindicais da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Chiquinho Pereira, que estava acompanhado do presidente estadual da central, Paulo Rossi, e de dirigentes sindicais da UGT-PARANÁ.

Beto Richa ressaltou no encontro as conquistas do Paraná na criação de emprego e renda. “Mesmo com a economia estagnada, o Paraná foi o segundo estado brasileiro que mais criou empregos no mês de fevereiro, conforme dados do Ministério do Trabalho e Emprego”, disse o governador. “Temos feito tudo o que está ao nosso alcance para ampliar o número de vagas e garantir os direitos dos trabalhadores, lembrando que o Paraná tem o maior piso salarial do Brasil, uma política que temos mantido todos os anos de nosso mandato”, afirmou Richa. 

DIA DO TRABALHO –  A festa do Dia Internacional do Trabalho, este ano será realizada pela UGT-PARANÁ em parceria com o Governo do Estado. Os sindicalistas disseram que pretendem ampliar a festa, dando um caráter mais cidadão. A ideia é incluir além do evento do dia 1º de Maio, a realização de feiras e mutirões de emprego nas regionais de Curitiba. “Procuramos o apoio do governo para que essas ações de cidadania sejam levadas a todo o Paraná, buscando a inclusão de mais trabalhadores no mercado de trabalho”, explicou Paulo Rossi. 

Rossi também elogiou a política do salário mínimo regional e sugeriu que a base de cálculo seja feita como no último reajuste, levando em conta a inflação dos últimos 12 meses e o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de dois anos anteriores. “É um cálculo que beneficia os trabalhadores sem pegar os empregadores desprevenidos, já que eles poderão calcular anteriormente esse reajuste”, disse. 

Chiquinho Pereira, secretário nacional de Organização e Políticas Sindicais da UGT, destacou a abertura do Governo do Estado com os dirigentes sindicais. “Já percebemos que o Paraná mantém este diálogo aberto com os trabalhadores, e a visão da UGT é exatamente a de estreitar essa relação em todos os estados”, disse. “Faz parte da política de um sindicalismo moderno ir além das condições de trabalho e ter uma visão mais ampla do trabalhador como cidadão, lutando por políticas públicas de qualidade nas mais diversas áreas, como saúde, educação, transporte, cultura e lazer”, completou Chiquinho, falando da ótima interlocução que a central mantém com o governo de São Paulo e que se repete no Paraná. O dirigente sugeriu ainda que o governo paranaense crie o programa “Turismo Sindical”, oportunizando gratuitamente aos trabalhadores os pontos turísticos geridos pelo estado.

O presidente da Regional Noroeste da UGT-PARANÁ, Leocides Fornazza (Léo), entregou um estudo elaborado pela FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná, solicitando que o governo institua o feriado do Dia da Emancipação Política do Estado, comemorado dia 19 de dezembro, pois o então feriado, revogado pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro de 2014, acabou prejudicando milhares de comerciários que teriam benefícios dobrados em virtude da data.

O vereador e presidente do Sinecofi - Sindicato dos Comerciários de Foz do Iguaçu, José Carlos, apresentou ao governador o projeto do restaurante popular, cujo local será disponibilizado na sede da entidade. O governador elogiou a iniciativa e confirmou a vontade do Estado em ser parceiro do projeto.

Os trabalhadores aproveitaram o encontro para convidar Richa para dois eventos: Os dirigentes convidaram-no para o 3º Congresso da UGT-PARANÁ, dias 27 e 28 de abril, em Guaratuba, e Joel Martins Ribeiro, tesoureiro da Fetracoop - Federação dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas do Paraná, oficializou o convite  para que o governador participe do 16º Congresso dos Trabalhadores em Cooperativas do Paraná, que acontece no dia 17 de maio, em Francisco Beltrão.

DIÁLOGO – A secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, afirmou que é por meio do diálogo que o Estado pode construir políticas conjuntas que beneficiem os trabalhadores. “Precisamos dividir as responsabilidades entre o governo, os sindicatos e a sociedade civil para levar as ações e políticas públicas trabalhistas a todos os municípios, pois assim todos saem ganhando”, afirmou Fernanda. “Já saio desta reunião com diversas propostas para construirmos políticas de qualidade para os trabalhadores paranaenses”, ressaltou.

Fonte e fotos: UGT - PR

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121