Em diálogo com centrais sindicais, governo procura criar agenda positiva

A União Geral dos Trabalhadores (UGT) recebeu nesta quarta-feira, 05/08, em sua sede, em SP, os ministros Miguel Rossetto da Secretaria-Geral da Presidência da República e Carlos Gabas da Previdência Social. No encontro, o governo acenou com uma maior aproximação das centrais na criação de uma agenda positiva de crescimento econômico e diálogo com os trabalhadores. 

Na manhã que antecedeu o encontro, os ministros estiveram reunidos por cerca de 4 horas, com representantes do movimento sindical. Na oportunidade foi anunciado o Fórum convocado pela presidente Dilma Rousseff para 02 de setembro, em Brasília, para uma agenda de crescimento do país. 

“Foi um diálogo muito transparente, colocamos com clareza nossas insatisfações diante de certas medidas do início do ano, como o PL 4330, que trata da precarização através da terceirização, generalizando para todos os trabalhadores. Apesar do cenário tão grave que estamos vivenciando, estamos otimistas que esse Fórum poderá construir uma agenda propositiva e que possa iniciar definitivamente uma possibilidade de gerar emprego decente e eliminar esses possíveis fantasmas”, declara Ricardo Patah, presidente nacional da UGT. 

Patah ressalta que a UGT é favorável a uma terceirização regulamentada, mas contra a terceirização generalizada, que precariza os trabalhadores, gerando alta rotatividade no emprego. “Estamos afinados em buscar alternativas para que o Brasil saia de uma situação tão grave, e em especial, no emprego do brasileiro e brasileira”, afirma. 

O governo se debruçará em dois grandes temas: que são os temas da Previdência e do Mercado de Trabalho. “Vamos debater por solicitação das centrais, a agenda econômica, debater essa política, esse momento econômico para o país, o cenário de crescimento e geração de emprego do país e a avançarmos numa agenda de desenvolvimento para o país”, anuncia Rossetto.

Entre as temáticas de distribuição de renda e piso do brasileiro, foi destacado que o governo garantirá o reajuste dos salários aos aposentados, que serão corrigidos de acordo com a inflação, além dos direitos previdenciários aos trabalhadores. O fator previdenciário 85/95, em regra de progressividade, também foi debatido com as centrais. “Nós estamos abertos, apresentamos uma proposta de medida provisória de uma regra de progressividade, preservamos o 85/95, mas estamos abertos a discutir um padrão de progressividade, que crie o maior ambiente de acordo possível com o Congresso e com as centrais sindicais”, informa o ministro. 

A partir de uma ambiente democrático que o governo quer construir, novas agendas serão construídas. “Vamos abrir novas agendas que fazem parte da pauta das centrais sindicais. Vamos debater uma agenda de futuro do nosso país, uma agenda de desenvolvimento econômico e social”, enfatiza Miguel Rossetto.

 

Fonte: Mariana Veltri, imprensa da UGT

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121