UGT-PARANÁ inaugura nova sede estadual em Curitiba

A UGT-PARANÁ, inaugurou na segunda-feria, 14/9, em Curitiba (PR), sua nova sede estadual. O evento, bastante prestigiado contou com a presença de diversas lideranças sindicais, políticas e comunitárias. Dentre  elas o presidente nacional da UGT, Ricardo Patah; do presidente da UGT-SC, Waldemar Schutz (Mazinho); do diretor do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e membro da executiva nacional da UGT, Avelino Garcia; do ex-deputado estadual Luiz Malucelli Neto representando o governador do Paraná, Beto Richa(PSDB); do superintendente da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Jorge Leonel de Souza; do Superintendente Substituto da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná, Luiz Fernando Busnardo; do ex-vereador Celso Torquato representando o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet(PDT); do deputado estadual e membro do colégio de vice-presidentes da UGT Nacional Chico Brasileiro (PSD); além dos presidentes e diretores das federações filiadas à UGT no Paraná: Manassés Oliveira (Feaconspar); Luiz Carlos Silva de Oliveira (Fesmepar); Gladir Basso (Feeb/PR); Remi Stelmach (Fecep); Joel Martins Ribeiro (Fetracoop); Mário Cordeiro (Federação Empregados em Saúde). Também participaram do evento os presidentes e diretores das regionais da UGT no Paraná: Jaime Ferreira (Litoral); Leocides Fornazza (Noroeste); Éder Pimenta (Norte);  Sônia Marchi (Oeste).

Todos os oradores foram unânimes em elogiar a bela estrutura da nova sede e principalmente o trabalho desenvolvido pela UGT-PARANÁ, que em pouco tempo se tornou a maior central sindical no estado em número de entidades filiadas. 

"O Paulo Rossi e toda a direção da UGT estão de parabéns pelo trabalho e principalmente pela condução e capacidade de diálogo que os dirigentes da UGT exercem junto ao poder público e seus representados. Reitero mais uma vez que o governo do Paraná e em especial o nosso governador, estão de portas abertas para o diálogo, sempre na busca de políticas públicas que valorizem a classe trabalhadora", disse Luiz Malucelli Neto, assessor do governador Beto Richa.

Representando o prefeito de Curitiba Gustavo Fruet, o assessor especial Celso Torquato lembrou o início da trajetória da UGT no estado e das inúmeras reuniões de organização no Seletroar - Sindicato filiado à UGT e presidido pelo companheiro Paulo Bastos. "Sempre brinco dizendo que me considero um diretor da UGT, pois tive a oportunidade de participar de várias reuniões e posso testemunhar o empenho e a capacidade de liderança desses nobres dirigentes, comprometidos com as causas trabalhistas e sociais".

O presidente da UGT-SC, Waldemar Schutz, o Mazinho, lembrou que nos primeiros anos de fundação da UGT, a UGT-SC era a maior das estaduais, e sempre vários estados buscavam se inspirar no trabalho da UGT, em Santa Catarina. "Hoje, para nossa alegria, vemos que a UGT-PARANÁ fez sua lição de casa  tornando-se a maior estadual, fora a sede em São Paulo, e agora somos nós quem buscamos a inspiração para o crescimento de fortalecimento das nossas ações".

Ricardo Patah, presidente nacional da UGT, falando sobre o atual cenário político e econômico do país, lembrou das lutas e bandeiras defendidas pela central. Disse que a UGT não apoiará medidas que sejam contra os interesses da classe trabalhadora, em especial a criação de novos impostos. Patah falou ainda da participação da central nas discussões que envolvem temas de interesse das entidades filiadas e da classe trabalhadora, em especial ao sistema de custeio das entidades, cuja proposta da UGT é que todos os representados devem manter as entidades as quais fazem parte. "Porém nós dirigentes sindicais temos que ter a compreensão de que precisamos democratizar ainda mais nosso sistema de prestação de contas e de informações para nossos representados. Infelizmente, ainda temos alguns dirigentes que acham que informação não deve ser prestada. Mas sabemos também que esses são uma minoria no movimento sindical e para isso precisamos separar o joio do trigo". O presidente elogiou mais uma vez o trabalho desenvolvido pela UGT-PARANÁ. "Se atualmente somos a terceira maior central no país e a maior em vários estados, principalmente no Paraná, devemos tudo isso ao belíssimo trabalho que toda a direção paranaense desenvolve. O Paraná deu um exemplo ao movimento sindical de que, quando há união, quem ganha são os trabalhadores", disparou Patah.

Ao fazer o encerramento, o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, elogiou e nominou cada entidade e categoria presente à inauguração. "Estou fazendo isso para mostrar meu agradecimento e reconhecimento a cada dirigente que confia e trabalha para que cresçamos cada vez mais. Hoje, ao inaugurarmos essa nova sede, mostramos que a UGT é referência e vanguarda no sindicalismo paranaense e nacional. Muito obrigado pela confiança de cada dirigente que acredita que é possível fazer um sindicalismo cidadão, ético e inovador".

Fonte e fotos: UGT Paraná

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121