12ª Jornada Nacional de Debates

O DIEESE e as Centrais Sindicais realizaram, em 6 de abril, a 12ª Jornada Nacional de Debates - Desafios da negociação coletiva em cenário de crise. O evento reuniu 40 dirigentes sindicais no auditório da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, em São Paulo. A Jornada também foi transmitida ao vivo pela internet, o que possibilitou que sócios e não-sócios tivessem acessos às apresentações.

O coordenador de relações sindicais, José Silvestre, iniciou a 12ª edição da Jornada com os resultados do Balanço das negociações dos reajustes salariais 2015. O levantamento, elaborado pelo Sistema de Acompanhamento de Salários (SAS), analisou os reajustes de 708 unidades de negociação da indústria, do comércio e de serviços em quase todo o território nacional.

De acordo com o Balanço, desde 2004 não era observado um cenário tão desfavorável para os trabalhadores. Em 2015, os ganhos e perdas reais se concentraram nas faixas mais próximas à variação da inflação. Do total de reajustes, cerca de 38% conseguiram ganhos de até 1%. Aproximadamente 12% resultaram em perdas de até 1%. O conjunto dessas suas faixas mais os reajustes com valor igual ao INPC, contemplam cerca de 79% do painel analisado. Os ganhos reais entre 1% e 2%, acima do INPC, foram verificados em 11% dos reajustes.

Em seguida, o coordenador de atendimento técnico sindical, Airton dos Santos, falou sobre conjuntura, mercado de trabalho e renda. Na primeira parte da apresentação, Airton fez análise do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB); de números da produção industrial; da evolução da taxa de juros; do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC); e das despesas e receitas do governo central.

Durante a segunda parte da palestra, foram apresentados dados da taxa de desemprego aberto, a evolução mensal do estoque celetista e anual do saldo celetista. Foi realizada, ainda análise do estoque celetista de acordo com o setor de atividade econômica, bem como foram analisados resultados da taxa de desemprego total e aberto. Por fim, houve destaque para o aumento real conquistado anualmente pelo salário mínimo desde 2003, a evolução da ocupação, do rendimento médio e da massa de rendimento e da distribuição de reajustes salariais em comparação com o INPC.

Ao final das apresentações, foram respondidas perguntas da plateia e dos dirigentes que assistiam a 12ª Jornada pela internet.

A mesa das Centrais Sindicais foi formada pela presidente do DIEESE, Zenaide Honório, pelo secretário de Comunicação da CGTB, Paulo Teixeira Sabóia, pelo assessor da CSB, José Carlos Quintino, pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, filiado à CUT, Rafael Marques, pelo secretário de Organização e Mobilização da Força Sindical, Tadeu Morais de Souza, e pelo vice-presidente da NCST, José Reinaldo Inácio.

Assista na internet - Quem não conseguiu acompanhar presencialmente ou pela internet, agora já pode ver o vídeo das palestras, com as apresentações, perguntas e respostas. O material ficará disponível no site até 6 de maio. Clique aqui e assista na íntegra a 12ª Jornada Nacional de Debates - Desafios da negociação coletiva em cenário de crise. 

Fonte: DIEESE

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121