Publicação discute políticas públicas de emprego, trabalho e renda

DESAFIOS E TRANSFORMAÇÕES DO MERCADO DE TRABALHO

Políticas públicas de emprego, trabalho e renda e os desafios e transformações do mercado de trabalho brasileiro são os temas abordados em cinco artigos que compõem o Caderno do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho, Volume I. Os textos foram apresentados no XIV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (Abet), na Universidade de Campinas (Unicamp), entre 15 e 18 de setembro. A publicação faz parte do primeiro ano do projeto.

No artigo de abertura, Gláucia dos Santos Marcondes e Maria Coleta de Oliveira, analisam a inserção da mulher no mercado de trabalho entre 2002 e 2012. Em seguida, Remi Castioni compara a política do seguro-desemprego e as características do mercado de trabalho brasileiro com a de outros países que fazem parte da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). No terceiro capítulo, Alexandre Sampaio Ferraz e Tiago Oliveira comparam o modelo brasileiro de educação profissional do jovem aprendiz com o modelo alemão. Na sequência, o artigo de Carlos Henrique Leite Corseuil, Miguel Nathan Foguel e Leon Faceira Tomelin aborda a evolução do número de trabalhadores com direito a receber o abono salarial, as recentes alterações na concessão do benefício e o impacto das mudanças.  Por fim, o texto de Amilton J. Moretto e Luiz Henrique F. Vieira analisa o mercado de trabalho brasileiro entre 2003 e 2013, considerando o seguro-desemprego e as taxas de rotatividade. 


CONSOLIDAÇÃO DA REDE OBSERVATÓRIOS


Iniciado em março de 2016, o segundo ano do convênio tem como objetivo avançar na articulação da Rede Observatórios do Trabalho. Até o momento, foram promovidos encontros entre as equipes do DIEESE e do MTb, cinco cursos de formação e uma oficina metodológica. Em fevereiro de 2017, será realizado o 2º Seminário Nacional de Observatórios do Trabalho - Estratégias de estruturação da Rede de Observatórios do Trabalho.

 

OFICINA METODOLÓGICA ANALISA PRODUÇÃO
DE INFORMAÇÃO E ANÁLISE

Discutir a produção de informações, destacando a necessidade de o analista/pesquisador estabelecer diálogo com os atores sociais, ao mesmo tempo incorporando suas percepções e se possibilitando sua apropriação do conhecimento produzido pelos Observatórios do Trabalho, e a importância de identificar a intencionalidade dos indicadores que permitem analisar a situação do mercado de trabalho foram assuntos abordados na 3ª oficina metodológica dos Observatórios do Trabalho. A atividade, realizada em 28 e 29 de junho, em São Paulo, teve como tema Aprimoramento analítico e organizativo dos Observatórios do Trabalho.

Os participantes compartilharam metodologias de produção de informações para análise local do mercado de trabalho e das políticas públicas de emprego e debateram ações de mobilização da Rede Observatórios.

A oficina contou com a participação de técnicos do DIEESE, membros do Observatório Nacional do Mercado de Trabalho e representantes dos Observatórios do Trabalho de São Paulo, Curitiba, Osasco, Caxias do Sul, de Campinas e Região e da Bahia, do Observatório Social do Trabalho da Universidade Federal de Pelotas, dos Observatórios do Trabalho das Universidades Federais do Maranhão e do Pará, do Observatório Unilasalle: Trabalho, Gestão e Políticas Públicas, do Observatório Econômico de Diadema e do Instituto do Desenvolvimento do Trabalho do Ceará (IDT-CE).

 

CURSOS SOBRE O USO DE REGISTROS ADMINISTRATIVOS
DO MTB PARA ANÁLISE LOCAL

Entre maio e agosto, 70 pesquisadores membros dos Observatórios do Trabalho das Universidades Federais do Maranhão, de Pelotas, de Campina Grande, do Pará e de Pernambuco participaram de cursos de formação sobre a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) - ambos do Ministério do Trabalho (MTb). O objetivo foi capacitá-los para o uso mais eficiente das informações disponíveis nesses sistemas, a fim de facilitar a consulta e melhorar a forma de utilizar os dados, além de permitir compartilhamento de conhecimento sobre a produção de informações do mercado de trabalho local, com base nas estatísticas do MTb.   

A atividade de formação foi realizada por técnicos do DIEESE em São Luís (16 a 18 de maio), Pelotas (7 a 9 de junho), Campina Grande (26 a 28 de julho), Belém (3 a 5 de agosto) e Recife (8 a 10 de agosto).

A Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) são duas das mais importantes bases de dados sobre trabalho e emprego existentes no país.

Fonte: Dieese

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121