As reformas da Previdência e Trabalhista são debatidas pela UGT-PARANÁ

As reformas da Previdência Social e Trabalhista, propostas pelo governo federal, foram temas do Ciclo de Debates, promovido pela UGT-PARANÁ. Dessa vez o encontro reuniu perto de 100 dirigentes sindicais em Londrina, norte paranaense, dia 15 de fevereiro. Essa etapa do Ciclo de Debates foi organizada pela Regional Norte da UGT-PARANÁ, e prestigiada pelos presidentes das quatro regionais da central no estado.

O tema da reforma da Previdência Social foi abordado pelo presidente nacional do Sindiapi-Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da UGT, Natal Leo, e as questões referentes à reforma trabalhista e seus desdobramentos para o mundo do trabalho foram apresentadas pelo presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi.

Natal Leo apresentou uma profunda avaliação  quanto ao atual sistema de aposentadoria previdenciária no Brasil e as mudanças propostas pelo governo Temer. “Não há dúvidas de que essa proposta irá de certa forma condenar os brasileiros a morrerem trabalhando”, destacou Natal. Em suas observações o sindicalista apontou o que ele chama de ‘entrelinhas’ do projeto. “Estão mexendo não apenas no aumento da idade para a aposentadoria, mas também em todos os pontos referentes aos valores e reajustes das pensões”, denunciou  Natal. Ele foi enfático ao afirmar que ou a classe trabalhadora “abre os olhos e faz uma manifestação nacional contra esse pacote de maldades, ou selamos o destino de nossos filhos e netos a trabalharem por toda a vida, sem poderem se aposentar e desfrutar de seus últimos anos de vida”.

Por sua vez o presidente da UGT-PARANÁ, Paulo Rossi, ao falar sobre a reforma trabalhista apresentada pelo governo, foi  categórico ao afirmar que essa proposta beneficia apenas a classe empregadora, condenando os trabalhadores a um regime de ‘escravidão institucionalizada’. “A classe trabalhadora, ainda meio que anestesiada com o impeachment de Dilma Rousseff, não se atentou para as graves mudanças que esse projeto quer implantar”, disse Rossi.  O sindicalista  apontou as manobras e intenções do governo de  rasgar a CLT: “pontos essenciais para a manutenção das relações de trabalho, estão sendo pisoteadas, e o governo quer empurrar goela abaixo dos trabalhadores a validação do negociado sobre o legislado nas negociações trabalhistas”. Outro ponto apontado pelo dirigente sindical foi quanto a tentativa do governo desqualificar e desmobilizar o sindicalismo brasileiro. “ Ao propor a criação de grupos de trabalhadores para assinarem acordos salariais, sem a participação e  dos sindicatos, o governo abre as portas para os empregadores darem o reajuste que bem entenderem aos seus empregados”. Uma verdadeira “facada nas costas dos trabalhadores”, assim Paulo Rossi resume as propostas do governo: “não somos contra reformas, mas essas (a trabalhista e previdenciária), propostas pelo governo Temer é um verdadeiro desmonte da estrutura sindical e uma facada nas costas dos trabalhadores”.

Ainda quanto a reforma trabalhista e da Previdência, Paulo Rossi falou sobre as propostas da UGT que foram amplamente debatidas entre as lideranças sindicais e tiveram todo estudo técnico amparado pelos profissionais do Instituto de Altos Estudos da UGT. “Essa equipe formada por pessoas altamente qualificadas nas áreas da economia e gestão pública auxiliaram na construção de propostas reais e que já foram apresentadas ao governo federal.  Basta haver interesse político do governo Temer em melhorar de fato a vida dos trabalhadores”, concluiu Rossi.

Ao final dos debates, os presidentes das regionais da UGT no Paraná, Leocides Fornazza (Noroeste); Antônio Vieira Martins (Oeste); Eder Pimenta (Norte) e Jaime da Saúde (Litoral), parabenizaram a iniciativa da direção estadual da UGT em levar esses debates às regional, alcançando assim um grande número de dirigentes sindicais. Ao encerrar, Paulo Rossi agradeceu ao presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina, Marcelo Urbaneja, que foi o anfitrião do Ciclo de Debates da UGT-PARANÁ.

Para ler a íntegra da palestra de Natal Leo sobre a reforma da Previdência,

clique nos linkes abaixo:

previdencia-01

previdencia-02

 

Fonte e fotos: UGT-PR

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121