Taxa Negocial

O Sindicato é o representante legal dos trabalhadores nas negociações coletivas de trabalho, sendo assim, lhe é atribuída a responsabilidade da defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, abrangendo inclusive questões judiciais ou administrativas.

Portanto sendo de exigência legal a atuação do Sindicato nas negociações coletivas ou dissídios coletivos, resulta com isto gastos notadamente de ordem financeira à Entidade, origem fundamental da contribuição para poder manter com a arrecadação a assistência jurídica, bem como todos os serviços prestados, sendo de se ressaltar que o Sindicato realiza e estende suas conquistas oriundas das negociações à todos os membros da categoria, sejam eles sócios ou não sócios, todos são beneficiários das cláusulas econômicas (aumentos, reajustes salariais e outros) ou cláusulas sociais.

A Taxa Negocial tem fundamentação legal, amparo no Artigo 513, letra "e" da Consolidação das Leis do Trabalho e nas Assembléias Gerais da Entidade Sindical, órgão por onde passam pelo crivo, todas as reivindicações da categoria, onde são convocados todos os membros, sócios e não sócios. Desta forma, poderá ser estabelecida por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho, com o intuito de sanear gastos do sindicato da categoria representativa.

       Estabelece o Artigo 513, da CLT, "verbis": "São prerrogativas dos Sindicatos:

       e) Impor contribuições à todos aqueles que participam das categorias econômicas ou profissionais ou das profissões liberais representadas."

Após a Reforma trabalhista, Lei 13.467/2017, com base no princípio da liberdade sindical garantida pela Constituição Federal e nas posições do TST e STF, todos os trabalhadores tem direito aos benefícios conqusitados, portanto decisão assemblear autoriza o desconto da taxa negocial.

- Para imprimir a guia da Taxa Negocial diretamente através do nosso site, é necessário informar o CNPJ de sua empresa ou escritório para a administração dos serviços. Deverá ser criada uma senha de acesso ao sistema que será de responsabilidade do usuário.

Acesse o link abaixo para imprimir o boleto:

 https://sweb.diretasistemas.com.br/prosindweb/index.php?sind=445 

- Para solicitar a Guia de Taxa Negocial entre em contato através do fone (41)3352-2754 ou envie um e-mail para contribuicao@fecep.org.br

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121