FECEP recebe especialista em Cooperativas

Na manhã desta sexta feira, 11 de agosto, a Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), recebeu o Professor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), advogado e especialista em cooperativas de crédito, Dr. Amilcar Douglas Packer. O objetivo da reunião foi trazer uma possível solução para as entidades sindicais, especificamente para os comerciários.

Para o presidente da FECEP, Vicente da Silva, a proposta é muito boa para uma reformulação dos sindicatos: "A proposta que recebemos hoje ajuda a enxergarmos outras vertentes de arrecadação para subsidiar a categoria dos comerciários. Agora precisamos pensar com calma nas possibilidades e decidir qual caminho tomaremos nos próximos meses", salientou Vicente.

A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) permite que as entidades sindicais formem ou participem de uma cooperativa de crédito, oferecendo assim, novas propostas para a categoria representada.

Amilcar aproveitou para explicar o funcionamento da cooperativa dentro de uma entidade sindical: "Em um primeiro momento, a entidade sindical não poderá criar a cooperativa. Porém, seus diretores sim, esses podem criar a cooperativa de crédito e em seguida, num segundo momento, a entidade sindical poderá participar como uma associada da cooperativa", explicou o professor.

Estiveram na reunião os sindicatos filiados à FECEP e seus dirigentes sindicais. Na parte da manhã, houve encontro com o setor patronal para negociação coletiva entre as instituições.

Fonte e Fotos: Comunicação FECEP

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121