FECEP participa de curso oferecido pela UGT em São Paulo

Dando sequência ao projeto de formação sindical oferecido pela União Geral dos Trabalhadores (UGT), Flávio Bonifácio Pinto, diretor secretário da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), participou nesta semana, dias 11 e 12 de março, de todo o dia da programação do 3º módulo com o tema "Comunicação como instrumento para sindicalizar e reforçar o poder dos trabalhadores".

Ao longo dos dias os dirigentes sindicais participantes aprenderam um pouco mais com professores e palestrantes: Erledes Elias da Silveira, Luciana Helena, Jana Silverman, Marina Silva, Antenor Braido, Gustavo Garcia e João Andrade.

Para Flávio, diretor da FECEP, os módulos apresentados pelos professores podem mudar os rumos das entidades sindicais brasileiras. "Em meio a tantas incertezas e redução de direitos, os caminhos apresentados pelos palestrantes podem reerguer um Sindicato e realmente modificar o formato de trabalho do movimento sindical", afirmou.

Com foco na comunicação das entidades, alguns assuntos debatidos foram essenciais no decorrer do curso: "Contrução de compromissos"; "Refletir sobre os meios de comunicação para dialogar com os trabalhadores e com a sociedade"; "Conteúdo político da mensagem sindical escrita e falada"; "Comunicação sindical e sociedade - Como estamos nos comunicando?"; "Comunicação e Poder - comunicação a serviço de quem?"; "10 estratégias de manipulação e comunicação"; "Segurança Digital"; Vídeo Eduardo Galeano - O que é utopia?"; "Ativismo - fotografia, facebook e whatsapp".

O objetivo daqui para frente é sindicalizar. Como aproximar o trabalhador do sindicato? Este debate envolveu o grupo de alunos que retornam para suas bases com novas ideias para a sindicalização: "O investimento na comunicação é essencial a partir de agora. Direcionar campanhas de marketing para atrair novos sindicalizados por meio das redes sociais e de listas de transmissão do whatsapp, podendo oferecer conteúdos interessantes que aproximam o trabalhador do sindicato, este é o futuro!", salientou Flávio Bonifácio Pinto.

Atualmente a FECEP disponibiliza uma equipe de comunicação para seus filiados, proporcionando um melhor alcance para todos de maneira uniforme, em busca do crescimento da categoria.

Ao todo foram 36 participantes de todo o Brasil, que se reuniram na sede da UGT Nacional, em São Paulo - SP.

Fonte: Comunicação FECEP
Fotos: Divulgação

 

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121