UNI Global realiza reunião internacional

Na manhã desta quarta feira, 14 de outubro, o presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) e presidente da Confederação Sindical Unicom Mercosul, Leocides Fornazza, participou de encontro internacional realizado pela Aliança UNI Comércio Carrefour para entender o cenário dos trabalhadores em todo o mundo durante a pandemia.

O encontro foi realizado online através da plataforma zoom e contou com a participação de mais de 14 países: Brasil, Argentina, Bélgica, Espanha, França, Geórgia, Países do Golfo, Itália, Quênia, Polônia, República Dominicana, Romênia, Tunísia, Turquia, entre outros.

Mathias Bolton, chefe de departamento da UNI Comércio, foi o anfitrião da reunião dando as boas vindas aos participantes e abrindo os trabalhos sobre as atuais preocupações mundiais em relação à pandemia de COVID-19.

Para Leo, presidente da FECEP e da UNICOM, o encontro foi importante para observar a atual situação dos sindicatos em diferentes lugares no mundo. "Não somos os únicos que enfrentamos problemas de práticas anti sindicais ou de perseguição contra mulheres e grávidas, dirigentes sindicais da França, Espanha e de outros países afirmaram que lá também existe esse mesmo preconceito", analisou Fornazza que ainda completou: "Com modelos diferentes, mas sempre com os mesmos problemas, assim como já identificamos na UNICOM aqui no Mercosul, mostra que o mundo empresarial acaba oprimindo os direitos dos trabalhadores em diferentes setores e serviços. Outra observação importante neste momento atual é o aumento significativo apresentado por outros países em relação a terceirização e claro, o teletrabalho por causa do coronavírus", concluiu.

Num segundo momento Agnès Bekourian, diretora de relações sociais do Grupo Carrefour, fez uma apresentação demonstrando possíveis caminhos a serem seguidos para um crescimento harmonioso entre empresa e funcionários, modelo já seguido pela empresa francesa.

Toda a reunião foi realizada no idioma inglês, com tradução simultânea para espanhol, francês, italiano e português.

Ao final do encontro foram definidos em conjunto entre os participantes quais serão os próximos passos tomados pela Aliança UNI Comércio.

Fonte: Comunicação FECEP
Foto: Leocides Fornazza - Divulgação

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121