Edição especial: Dia do Comerciário - 30/10

Iniciamos esta campanha em homenagem aos mais de 10 milhões de comerciários brasileiros. O nosso objetivo é apresentar até o dia 30 de outubro, dia do Comerciário, marcos históricos e destacar a importância deste segmento para o crescimento do Brasil. Confira diariamente um trecho desta linda história aqui no site da FECEP e nas redes sociais @FECEPR.

Parte 1 - Para muitos historiadores é impossível encontrar uma data específica para o início do comércio, mas todos concordam que o “Comerciário” é uma das profissões mais antigas da sociedade. Tudo começou ainda na época da barganha, em que realizavam diversas trocas por alimentos, animais, vestimentas ou qualquer serviço oferecido na época.

Parte 2 - O ofício de comerciário (nomeado assim na época) ficou conhecido durante os impérios Bizantino e Romano, por volta dos anos 400. Naquela época o comerciário era responsável pela coleta dos impostos imperiais. Esses impostos eram pagos com objetos, alimentos ou até serviços. Com o passar do tempo a profissão evoluiu e passou a ser independente do Governo, atuando em diferentes segmentos.

Parte 3 - Com a expansão das grandes navegações foi necessária a criação de uma moeda de troca, para a aquisição de bens e serviços. No início era utilizado o sal, depois vieram as conchas até a utilização do ouro e a criação do dinheiro. Com essa mudança o ofício de comerciário passou a ter ainda mais valor na sociedade.

Parte 4 - Como o Brasil sempre foi muito rico em matérias primas, após seu descobrimento diferentes navegações de diversos lugares do mundo passaram a desembarcar por aqui. Comerciantes e comerciários trabalhavam dia e noite para comprar e vender produtos nos portos brasileiros. Isso criou a concorrência entre eles - quem tem o melhor custo benefício no mercado.

Parte 5 - Viajando um pouco mais em nossa jornada, vencer a concorrência tornou-se prioridade dentro do segmento. O mercado oferece ao público um amplo leque de opções e, muitas vezes, fica difícil ou até mesmo inviável baixar os preços. Até que se descobre que é necessário oferecer além de um produto melhor, o atendimento diferenciado passou a ser indispensável para conquistar o consumidor.

Parte 6 - Em 1º de maio de 1943 foi criada a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) que regulamenta as relações trabalhistas no Brasil. Com isso surgiram os sindicatos, federações e confederações que defendem os direitos do trabalhador. Enquanto a fiscalização ficou por conta do Governo, as negociações salariais e dos direitos adquiridos de cada comerciário passou a ser dos sindicatos.

Parte 7 - Com o tempo a cobrança cresceu ainda mais para cima dos comerciários, que precisavam vender grandes quantidades para manter o comércio ativo. Tamanha responsabilidade diante de poucos benefícios. A categoria de comerciários de uniu para combater as injustiças e iniciaram-se as grandes greves. Passeatas tomaram conta do país para que o trabalhador recebesse um tratamento justo e um salário digno.

Parte 8 - O Dia do Comerciário é celebrado anualmente em 30 de outubro no Brasil. Oficialmente, esta data foi instituída a partir do decreto de lei nº 12.790, de 14 de março de 2013, e é considerada uma vitória histórica da classe por melhores condições de trabalho.

Parte 9 - A diretoria e os funcionários da FECEP desejam aos comerciários muita força, coragem e determinação para seguirem vencendo os obstáculos do dia-a-dia, que sempre existiram mas nunca prevaleceram. Nós estamos aqui para auxiliar cada comerciário, garantindo seus direitos e sua dignidade. Feliz dia do comerciário!!!

 

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121