Dieese realiza 16ª jornada regional de debates

Na tarde desta quinta feira, 29 de outubro, o Departamento Instersindical de Estatística e Estudo Socioeconômico (DIEESE) realizou a 16ª jornada regional de debates reunindo os Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O tema principal da discussão foi "Reforma Administrativa e Tributária - o que você tem a ver com isso".

José Silvestre, diretor técnico do Dieese, foi o mediador da jornada apresentando os debatedores e participantes do evento. Alguns temas foram escolhidos para apresentação aos participantes: Situação atual da pandemia no Brasil, momento político do país, reforma administrativa, reforma tributária, empregos formais e informais no Brasil.

O diretor secretário da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), Flávio Bonifácio Pinto, acompanhou a 16ª jornada de debates e ressaltou a importância do Dieese para os sindicatos: "É uma entidade essencial para o movimento sindical no Brasil, o trabalho realizado pelo Dieese oferece conteúdos muito ricos para negociações coletivas. Informações precisas de estudos pontuais em todas as áreas trabalhistas. Reconhecemos a importância desta entidade para a sustentação do movimento sindical no Brasil", destacou Flávio.

Alguns pontos ressaltados durante a jornada foi de que a reforma administrativa surge no Brasil a partir de um contexto de crise financeira, crise política e corrupções. Este cenário quebrou o país e facilitou a entrada de um governo que busca privatizar empresas estatais, cortando serviços públicos e passou a cortar diversos benefícios dos trabalhadores ampliando a reforma trabalhista. Ou seja, a reforma administrativa vai acabar com a carreira dos servidores públicos, reduzir salários, cortar direitos já adquiridos pela categoria. Isso é muito grave para o nosso país!

Num segundo momento foram apresentados dados sobre o sistema tributário no Brasil, que possui uma carga muito elevada com um sistema complexo, dificultando o acesso aos contribuintes, concentra a arrecadação na União (Governo Federal), há pouca transparência e tem uma distribuição injusta. Sendo assim, a reforma tributária precisa existir e corrigir cada uma dessas falhas no país.

Por fim, foram respondidas perguntas dos participantes da 16ª jornada regional, que acompanharam tudo pelo canal do youtube do Dieese.

Fonte: Comunicação FECEP
Imagem: Divulgação Dieese

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121