Dieese reúne dirigentes paranaenses para tratar a sindicalização

Na tarde desta quinta feira, 05 de novembro, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) mobilizou dirigentes sindicais de diversas categorias de trabalhadores para apresentar dados de sindicalização no Estado do Paraná. 

Sandro Silva e Fausto Augusto Jr. foram os interlocutores do Dieese, apresentando dados de que a associação de trabalhadores aos sindicatos chegou a cair 8% em alguns setores nos últimos 10 anos. Isso é, a reforma trabalhista foi apenas mais um ataque do governo aos sindicatos e não o início, pois essas intervenções seguem sendo discutidas em âmbito nacional para enfraquecer ainda mais as estruturas sindicais. Por outro lado, o trabalho e o engajamento dessas entidades sindicais parou no tempo e esqueceu da sindicalização, de oferecer melhores condições ao setor laboral e seus filiados.

Membros da diretoria executiva da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP), Leocides Fornazza, presidente; Paulo Roberto Morais, tesoureiro e Flávio Bonifácio Pinto, secretário, participaram da reunião virtual do Dieese e puderam opinar sobre o assunto: "Os sindicatos precisam atualizar suas estruturas, renovar suas atividades e ressurgir das cinzas para seguir batalhando em defesa dos trabalhadores. Hoje chegamos a 18% de comerciários trabalhando em home office. Alcançar essas pessoas e proteger seus direitos é um desafio que a pandemia nos trouxe, precisamos unir as categorias para renovar o sindicalismo brasileiro, precisamos definir nossas estratégias para reconquistar nossos espaços", indicou Leo. 

Participaram da reunião centrais sindicais, sindicatos e federações de diversos segmentos de trabalhadores do Estado do Paraná.

Fonte e imagem: Comunicação FECEP

FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná

Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú

Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121