O Presidente da Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná (FECEP) Leocides Fornazza esteve na cidade de São Paulo nos dias 8 e 9 de maio do presente ano, participando do 5º Congresso Nacional Ordinário da União Geral dos Trabalhadores (UGT).
O Congresso foi realizado no Espaço Hakka Eventos, no Bairro da Liberdade, em São Paulo e registrou a participação de mais de 1.000 representantes sindicais de todo o Brasil. A delegação do Paraná contou com a presença de aproximadamente 100 representantes de sindicatos e federações filiados.
Representando o Sindicato dos Empregados no Comércio de Guarapuava, a Presidente Marisa de Fátima Chemeres de Lima participou do evento. Também estiveram presentes o Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Foz do Iguaçu José Carlos Neves e os Diretores Gineumar Gaedicke e Edilson José Vieira.
Dois ministros da república prestigiaram o evento: Márcio França (Portos e Aeroportos) e Luiz Marinho (Trabalho e Emprego). Marinho destacou que o movimento sindical é um dos pilares da democracia e que sindicatos fortes são determinantes para o equilíbrio social e econômico do país. “Nenhum direito trabalhista foi dado por dádiva, todos são resultado de luta, determinação e conquista. Juntos vamos reconstruir o país”, declarou o ministro.
O ministro Márcio França fez uma referência à diversidade do congresso, com grandes delegações de todos os estados brasileiros, em especial do norte e do nordeste. Durante se discurso, França citou seus netos e a sociedade harmônica que espera deixar para eles; enfatizou que o Brasil está voltando a ser um país de paz justamente porque o atual Governo respeita as pessoas que divergem, o que nos últimos anos ganhou uma conotação de ódio, repulsa e até mesmo extermínio. “Imagina como seria chato se todos fossem iguais, todos torcessem para um mesmo time. É preciso respeitar as diferenças”, completou.
Durante os dois dias de evento, a Central Sindical abordou temas fundamentais para a sociedade e para o mundo sindical, reforçando a importância do fortalecimento do estado democrático de direito, a dignidade da pessoa humana, além de promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, princípios básicos da Carta Magna Brasileira.
O segundo dia do Congresso Nacional da UGT foi também o momento de eleger a diretoria da Central. Ricardo Patah segue na presidência nacional para conduzir a Entidade pelos próximos quatro anos, auxiliado por diretores ugtistas de todo o país. “Precisamos de uma reforma tributária que permita a geração de empregos, plano de qualificação profissional para as novas demandas tecnológicas do mercado e temos todos que lutar contra a precarização das condições dos trabalhadores informais e por aplicativos”, afirmou Patah.
A UGT, conta atualmente com 1386 entidades sindicais, entre sindicatos, federações e confederações dos mais diversos setores da economia, representando os interesses de cerca de 8 milhões de trabalhadores e trabalhadoras.
FECEP - Federação dos Empregados no Comércio do Estado do Paraná
Endereço: Av. Anita Garibaldi, 1933 - Ahú
Telefone: (41) 3352-2754 - Fax: (41) 3252-3121